Criar um Site Grátis Fantástico

Hora da organização

Hora da organização

Tem muita gente que pensa que Deus é desorganizado.

Pois é, o Todo Poderoso não precisa de organização, pois Ele pode tudo, não é mesmo?

“Viva de qualquer jeito e depois agente resolve tudo na campanha de oração. Deus não vai resistir a uma oferta generosa no templo.”

Tem muitos líderes pregando isso aí.

Mas na vida real, não é bem assim.

Toda criação de Deus é bem organizada, e desde o princípio Deus fez a sua obra com diversidades. A natureza, os corpos celestes, e até nossos corpos físicos, são de uma sincronia perfeita de organização para o seu bom resultado, o qual se algo sair do lugar, afeta toda uma cadeia de funcionamento.

Diz a Bíblia que o Reino de Deus é bem organizado: Pai, filho e Espírito Santo.

Os anjos têm as suas funções, e cada uma muito bem definida.

O mestre Jesus nos ensina também em seus discursos, como diz as Escrituras Bíblicas. Vejamos:

“Pois qual de vós, querendo construir uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como terminá-la? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a caçoar dele, Dizendo: Este homem começou a construir e não pôde terminar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a lutar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil soldados pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz para não perecer a todos.” Lucas 14:25-32

Podemos observar que o conselho de Jesus é de organização e planejamento para concluir algum projeto na vida. Não podemos achar que a vida pela fé é desorganizada ou de qualquer jeito, mas de modo algum.

A fé é para o impossível e o improvável, mas temos a nossa parte no projeto, se não Jesus não diria: “Não tentarás o Senhor teu Deus”.  

Tem pessoas que vivem totalmente desorganizadas, e acabam tendo que fazer coisas de qualquer jeito. Entram em situações arriscadas para consertarem o atraso da desorganização, e se colocam em situações difíceis de resolver, pois nunca conseguem chegar há uma plena paz. Acaba que virando um loop de loucuras incontroláveis, e tudo isso porque cederam aos impulsos dessa cultura moderna consumista e ansiosa que necessita validar as aparências.

Não é de hoje que vemos um monte de gente ansiosa e cheias de síndromes disso e daquilo, porque não conseguem viver de forma organizada e vivem atormentadas com suas decisões tomadas por impulsos e não por planejamento.

Isso acontece quando não damos atenção a nossa consciência.

A verdadeira sabedoria esta numa consciência tranquila e num espírito humilde.

Já dizia o provérbio:

“Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama.” Provérbios 22:26-27

Existem situações que podem ser corrigidas e evitadas, como exemplo:

Não gaste o que não tem.

Simples assim.

As pessoas se endividam por situações que podem ser evitadas, e muitas vezes não tem a devida paciência para esperar o momento certo das coisas.

Festas, consumos exagerados, impulsos consumistas, gastos desnecessários, necessidade de comparação com a vida alheia, etc. E quando precisam para alguma coisa realmente necessária para o cotidiano da vida normal, não tem.

A palavra de Deus nos diz:

“Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele. Tendo, porém, o sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos agradecidos. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas cobiças loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” 1 Timóteo 6:7-10

Tem muita gente sofrendo por ser fiadora dos outros, e não é só de dinheiro não, mas de situações da vida. Por exemplo:

Aquela jovem que acha que a vida de balada nunca acaba e engravida de algum cidadão sem expectativas. Vai ficar com um bebê de fiador pra cuidar sozinha. Aquele jovem que sai fazendo filhos por aí e não se preocupa em cuidar de suas responsabilidades, no futuro a vida cobrará com juros. A pior coisa é deitar na cama e saber que as responsabilidades não foram cumpridas. Quando não cuidamos de nossas responsabilidades, nossa identidade vai sendo roubada, até chegar ao ponto de não sabermos mais quem somos, porque ninguém poderá nos dar confiança e credibilidade. E não falo só da matéria não, mas da alma.  

É necessário nos organizar.

Organização na casa, no trabalho, na escola, na igreja, na cidade, e até no modo de falar.

Jesus nos ensina a se portar até nas situações mais simples, veja:

“Quando por alguém fores convidado a uma festa, não te assentes no primeiro lugar; para que não aconteça que esteja lá algum convidado mais importante do que você, e, vindo o que te convidou, te diga: Dá o lugar a este outro; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Lucas 14:8-11

Ora, veja o exemplo de Jesus. Um exemplo cultural e de educação. Saiba se colocar no seu devido lugar. A humildade é o caminho da excelência. A exaltação sem honra é invalidada, pois não suporta a validação do tempo.

Nada forçado faz bem a alma, perde o sabor. Então devemos nos organizar e esperar o momento certo das coisas. Não adianta querer forçar situações, pois o fim é aquela sensação de que algo está fora do lugar. Acalma seu coração, busque em Deus e tenha paciência. Deixa Ele te exaltar.

O diabo ofereceu tudo a Jesus na tentação no deserto.

“Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mateus 4:8-11

Deixa os anjos de Deus te servirem.

Rejeita a loucura deste mundo, e se entregue aos cuidados de Deus, e no tempo certo Ele te exaltará.

 

ESCRITO POR LUCAS E. CARVALHO